top of page

Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito

Atualizado: 29 de ago. de 2023


Terapia Transpessoal integrando mente e espírito
Terapia Transpessoal integrando mente e espírito

A terapia transpessoal é uma abordagem terapêutica que integra a mente e o espírito, trabalhando o ser humano como um todo, por meio de uma visão holística, integradora e profunda da alma humana.


Terapia Transpessoal

O objetivo na Terapia Transpessoal é que o cliente perceba o seu valor e conexão além do seu corpo e ego, mas como alguém conectado ao todo, como uma consciência que transcende a experiência terrena.


O movimento ganhou maior espaço na década de 1970 como resultado da pesquisa conduzida pelo Dr. Stanislav Grof. Durante seus estudos, o Dr. Grof se concentrou em estados de consciência além dos limites normais do pensamento humano. Esses estados são conhecidos como estados transpessoais e são caracterizados por uma expansão da consciência além dos limites do corpo, quando o ser humano não só compreende (razão), mas sente a conexão com tudo além do corpo (percepção).


A terapia transpessoal é baseada em pesquisas da área da psicologia e filosofias e práticas orientais como meditação, yoga, práticas de respiração e exercícios de relaxamento, que se concentram no estado mental e espiritual da pessoa.


Como o nome sugere, o terapeuta transpessoal se concentra nos aspectos transpessoais da personalidade da pessoa, ou seja, ao invés de tratar um único sintoma, procura abordar a causa raiz dos problemas de saúde mental do paciente.


O que é transpessoal?

As experiências transpessoais se caracterizam como experiências em que o senso do eu vai além do individual, da identidade pessoal, do corpo físico, ampliando a percepção para uma conexão maior com o todo, a humanidade, o Universo.


Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito
Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito

Pierre Weil, quem trouxe a Transpessoal ao Brasil, a Psicologia Transpessoal é um ramo da Psicologia especializada no estudo dos estados de consciência que lida mais especificamente com a “Experiência Cósmica” ou estados ditos “Superiores” ou “Ampliados” da consciência.


“Estes estados de consciência consistem na entrada numa dimensão fora do espaço-tempo tal como costuma ser percebida pelos nossos cinco sentidos. É uma ampliação da consciência comum com visão direta de uma realidade que se aproxima muito dos conceitos de física moderna”. (WEIL, 1999, p. 9)


Todo ser humano tem o potencial de ir além das fronteiras do ego, seja de forma espontânea (com experiências cotidianas, traumas, stress) ou com práticas específicas que proporcionam a expansão da consciência como respiração, chás, entoando mantras, entre outros.


A “Experiência Cósmica”, transpessoal, pode levar o indivíduo a um estado de identificação com o todo despertando diferentes percepções de acordo com a cultura, meio social e religioso em que convive. É comum relatos de pessoas que passaram por uma experiência transpessoal conter desde "sentimento de paz e conexão com a natureza” à “medo do desconhecido”, este último podendo levar o indivíduo a iniciar uma jornada para decifrar esse “desconhecido”.



A Consciência Cósmica
Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito
Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito

A Psicologia Transpessoal tem como objeto essencial a consciência cósmica, ou seja, a consciência de união com o todo.


A consciência cósmica é explicada em diversas culturas com termos distintos como Experiência Mística, Reino dos Céus, Samadhi, Nirvana, Estado de Buda, entre outros.


A consciência cósmica traduz uma experiência em que determinadas pessoas percebem a unidade do Cosmos, se percebem dentro dela (e não fora, como muitos poderiam imaginar); a experiência é acompanhada de sentimentos de profunda paz, plenitude, amor a todos os seres. Compreende-se de um relance o funcionamento e a razão de ser dos universos, a relatividade das três dimensões do tempo e do espaço, a insignificância e ilusão do mundo em que vivemos, os erros monumentais cometidos por muitos seres humanos; uma iluminação acompanha muitas percepções. A morte é vista apenas como uma passagem para outra espécie de existência e o medo dela desaparece totalmente. Ela pode ser e é, em geral, o resultado de uma longa e lenta evolução; às vezes, no entanto, ela constitui o início de uma profunda transformação no sentido dos valores mais elevados da humanidade; neste último caso ela acontece em um momento inesperado (Weil, 1989, p. 19).


Terapia Holística x Terapia Transpessoal

A terapia holística e a terapia transpessoal são duas abordagens terapêuticas que compartilham muitos princípios e técnicas em comum, mas também apresentam algumas diferenças.

A terapia holística é uma abordagem que considera a pessoa como um todo, abrangendo os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais da sua vida. Ela procura identificar e tratar as causas subjacentes dos sintomas e não apenas aliviá-los temporariamente. Para isso, pode utilizar técnicas como meditação, reiki, florais, aromaterapia, entre outras.

Já a terapia transpessoal é uma abordagem terapêutica que busca ir além do ego e da personalidade, explorando os aspectos mais profundos e transcendentais da vida humana. Ela se concentra na experiência pessoal do indivíduo, considerando que a doença pode ser causada por questões espirituais ou existenciais. Para isso, utiliza técnicas como meditação, respiração consciente, regressão a vidas passadas, entre outras.

Assim, pode-se dizer que a terapia transpessoal é uma extensão da abordagem holística, uma vez que esta já contempla a espiritualidade como um dos aspectos importantes da vida. A terapia transpessoal leva isso adiante, buscando explorar a dimensão espiritual e transcendental da experiência humana, a fim de promover uma cura profunda e duradoura.


A terapia transpessoal é para mim?

Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito
Terapia Transpessoal, integrando mente e espírito

A terapia transpessoal é um dos caminhos para o entendimento de si mesmo, por meio de uma maior conexão com o todo.


A autorealização é um caminho de autoconhecimento que naturalmente inclui a transcendência, uma forma de acessar a sabedoria inata de cada um. Por meio das práticas e vivências da Psicologia Transpessoal, é possível transformar a si mesmo, de dentro para fora, desenvolvendo o potencial da pessoa.


Muitas pessoas buscam na terapia transpessoal uma caminho diferente para as abordagens mais conhecidas (Comportamental, Junguiana, Analitíca), mas no decorrer da jornada percebem que a transpessoal considera e contempla todos os caminhos.


Outros buscam na Transpessoal, uma forma de entender e ressignificar as suas próprias experiências pessoais, as ditas “Experiências Cósmicas”.


Como disse Pierre Weil, o pai da Transpessoal no Brasil…:


“Uma vez tocado pela transpessoal, não há mais retorno possível; é preciso seguir adiante e tomar essa experiência cada vez mais permanente, transformando-a numa maneira de ser na própria vida cotidiana.”

O terapeuta transpessoal, por vezes, escolheu este caminho por já ter tido uma experiência com a consciência cósmica, fato que o torna mais consciente, um observador atento de seus conflitos internos e disposto a acolher de forma outras pessoas que se encontram no meio desta jornada.



Sobre mim


Letícia Lima Terapia Holística
Letícia Lima Terapia Holística

Eu sou Letícia Lima, terapeuta holística e uma eterna aprendiz.

Apaixonada pela vida em todas as suas formas e faço do despertar um propósito de vida.





Comments


bottom of page