top of page

Florais de Bach: emoções em equilíbrio com as forças da natureza

Atualizado: 29 de mar. de 2022

A Terapia Floral no equilíbrio emocional nos mostra como alcançar uma vida mais equilibrada com equilíbrio das emoções? A natureza pode ajudar mais do que você imagina e a Terapia Floral é a solução.

Florais de Bach para o equilíbrio das emoções
Florais de Bach para o equilíbrio das emoções

A terapia com Florais de Bach proporciona o bem estar físico, emocional, mental e espiritual.

Atualmente vivemos em meio a muitas informações e situações, que podem facilmente desencadear um desequilíbrio emocional.

Por mais equilibrado que você seja, as situações acontecem e BINGO!

Desequilíbrio à vista! Independente de ser uma decisão sua, quando menos se espera, você se vê envolvido em questões - pessoais, profissionais, amorosas - que servem como gatilho para desencadear emoções.

Os florais de Bach podem auxiliar em momentos como este.

O tratamento com as essências florais de do Dr. Bach ajuda a melhorar a percepção de si e, consequentemente, os padrões emocionais.

As 38 essências florais estão divididas em 7 grupos emocionais e atuam nas mais diversas questões como medo, ansiedade, insegurança, entre outras.

Dr. Bach defendia que todos os males do corpo físico tem fundo emocional, sendo assim, as essências atuam no campo sutil das emoções, aliviando e trabalhando-as de forma positiva.

Quando tratamos os aspectos emocionais, as demais questões transmutam-se. Lembrando que hábitos saudáveis como boas escolhas alimentares e exercícios físicos regulares fazem parte de uma vida equilibrada e auxiliam na manutenção da harmonia em nossas vidas.


Emoções cuidadas pelo Florais de Bach


Letícia Lima Terapia Holística
Letícia Lima Terapia Holística
  • Mágoas, Tristezas, Angústias;

  • Tratar Ansiedade;

  • Tratar sentimentos associados aos fins de relacionamentos e traumas;

  • Auxiliar no tratamento de depressão;

  • Auxiliar no tratamento da Síndrome do pânico;

  • Tratar Falta de Concentração e dificuldade de Memorização;

  • Trata sintomas físicos com causa emocional.

Vale a pena ressaltar que as essências florais são complementares aos tratamentos médicos convencionais.

A terapia floral, pode ser associada as demais terapias complementares.


Florais de Bach no tratamento de medos


Florais de Bach para o equilíbrio das emoções
Florais de Bach para o equilíbrio das emoções

A terapia holística atua como um facilitador ou catalisador das mudanças dentro de um processo de autoconhecimento, trazendo clareza para questões que não estavam tão resolvidas – e por isso mesmo podem ser a raiz de problemas maiores.

Vamos tomar como exemplo a terapia floral.

Imagine que após conversar com o terapeuta em uma sessão, lhe será indicado um floral para tratar insegurança e medos.

Ao iniciar o uso do floral, você terá mais clareza quanto a origem desta insegurança e, perceberá o tamanho da atenção que dava a estes medos - talvez um pouco maior do que de fato é.


Verdades sobre os Florais de Bach

Florais de Bach para o equilíbrio das emoções
Florais de Bach para o equilíbrio das emoções

Os Florais de Bach nasceram lá na década de 1930 e, desde então foram diversos sistemas de florais.

Todos os sistemas florais atuam para o equilíbrio das pessoas, por isso trouxe 5 verdades sobre eles e a forma como ajudam:

  • Todos podem se tratar com florais: Os florais podem ser tomados por todas as pessoas, inclusive crianças. A composição mais comum é produzida à base de álcool, se a pessoa tiver alguma restrição é só avisar ao terapeuta que a base será alterada.

  • Ajuda a superar mágoas: ressentimentos e apegos a situações do passado podem ser tratados por meio de alguns florais específicos.

  • Ansiedade: com os florais adequados, a pessoa que sofre de ansiedade se sentirá mais confortável para viver o presente.

  • Ajuda no cansaço físico: a essência Olive atua como um revitalizador, trazendo mais energia física e mental, devolvendo a vitalidade.

  • Liberação de medos: o floral correto vai ajudar a tratar os medos, sejam eles conhecidos ou desconhecidos, trazendo mais coragem, clareza e auto controle.

Importante lembrar que...

Cada pessoa é um ser único, e mesmo passando por situações parecidas com as de outra pessoa, a combinação de florais adequada para seu caso pode ser completamente diferente, por isso sempre converse com um terapeuta antes de iniciar o seu tratamento com florais.


Cuidados dos medos com Florais de Bach

Os medos e inseguranças podem ser tratados com a terapia Floral com essências específicas para cada tipo de medo.

Abaixo você encontra breve resumo do que cada floral da categoria MEDO trata:

  • ASPEN (-) medos e preocupações de origem desconhecidas, presságios e pressentimentos indefinidos. / (+) coragem para viver o novo com alegria e confiança, desvelar ou clarear o que está inconsciente.

  • CHERRY PLUM (-) medo de perder o controle físico, mental e emocional. (+) auto controle físico, emocional e mental, clarear os sentimentos em conflito.

  • MIMULUS (-) medo das coisas conhecidas e timidez. / (+) coragem para sermos nós mesmos, coragem para enfrentarmos o que tememos; espontaneidade para se colocar.

  • RED CHESTNUT (-) medo ou preocupação que aconteça algo de ruim com os seres queridos / (+) pensamento positivo e protetor para nossos seres queridos.

  • ROCK ROSE (-) terror e pânico. / (+) coragem heroica, coragem de vida para enfrentar a morte, resgate.


Quer olhar com mais carinho para seus medos e acolhe-los?


A terapia floral, ao ser associada a outras técnicas holísticas auxilia no processo de cura e autoconhecimento e potencializa a percepção de si mesmo.

Cure a si mesmo e enxergue a vida com outros olhos. Como diria a célebre frase de Carl Gustav Jung: “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.”

Um pouco mais sobre mim


Letícia Lima Terapia Holística
Letícia Lima Terapia Holística

Eu sou Letícia Lima, terapeuta holística.

Sou uma eterna aprendiz.

Apaixonada pela vida em todas as suas formas e faço do despertar um propósito de vida.




Comments


bottom of page