top of page

7 maneiras práticas para expandir a consciência


Há diversas formas de expandir a consciência para quem se aventura na jornada de conhecer a si mesmo. Na terapia Transpessoal chamamos de Expansores da Consciência.


O QUE É EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA?

Os expansores da consciência permitem um mergulho em nosso ser e, saltos de consciência à medida que são interiorizados.

Podemos citar alguns expansores como o autoconhecimento; as atitudes, o ato de fazer e concretizar as ideias; a amorosidade; o diálogo; a presença no aqui e agora; a empatia; a gratidão, entre outros.

Estar mais consciente de seus pensamentos, sentimentos e emoções pode ajudá-lo a expandir a sua percepção da realidade e acima disso, se tornar autor da própria história, deixando o aspecto vítima de lado.



AUTOCONHECIMENTO

Atualmente o autoconhecimento é destaque em milhares de best-sellers, em sua grande maioria trazendo conhecimentos da ancestralidade e de grandes filósofos que discorrem sobre o tema.

O autoconhecimento conduz a um caminho sem volta. Ao assumir o compromisso de trilhar este caminho, o indivíduo se coloca atento aos véus do esquecimento e à medida que avança no seu descortinar, descobre ou relembra a sua verdadeira essência. É por meio do autoconhecimento que descobrimos e nos conectamos ao que verdadeiramente importa em nossa jornada terrena, os valores essenciais, o propósito e o Amor Supremo.

Conhecer a si mesmo é um movimento de sair do automático, de ser autor da própria história e mudar o comportamento habitual de agir como manada.

Desde o nascimento vamos agregando “carimbos”, “marcas” deixadas por nossa família de origem, cuidadores, ancestralidade, ambiente em que se vive. Estas marcas podem nos definir como pessoa, ou por meio do autoconhecimento, podemos assumir as rédeas da própria vida e descobrir quais são as marcas que “eu”quero que me defina.

O processo de se conhecer pede coragem para enfrentar o desconhecido e amorosidade para acolher a si para navegar de forma fluída no próprio ser.

Muitas são os caminhos que levam ao autoconhecimento, psicoterapia, terapias diversas, yoga, a arte em geral, contemplação da natureza, etc.



ATITUDES, O ATO DE FAZER

Há quem pense que estudar autoconhecimento é o bastante para evoluir. Ledo engano. O mundo está repleto de verdadeiros devoradores literários de best sellers de autoconhecimento que nunca moveram uma sequer uma atitude em prol da mudança de comportamento.

O conhecimento por si só não torna uma pessoa sábia. É necessário mover-se por meio de atitudes, o ato de fazer, aplicando os conhecimentos adquiridos que ressoam com a verdade do indivíduo em sua própria vida, transformando a jornada pessoal em escola e laboratório.

O melhoramento do próprio indivíduo é a maior escola que se pode viver nesta jornada terrena.



AMOROSIDADE

O significado da palavra Amorosidade é a qualidade ou virtude do que é amoroso.

O estado de amorosidade cria conexão com outros seres, como um cordão de luz invisível que conecta e dá sentido às relações. A falta de amorosidade cria um isolamento que afasta e condena as pessoas à solidão.

O estado de amorosidade pode ser aplicado a tudo e todos. Todos os seres podem se conectar por meio desta virtude.

Li em um texto do Eugenio Mussak que pessoas amorosas são amadas porque são amorosas e são amorosas porque não têm medo de ser amadas.

Amar pode ser gratificante, preenche o peito com um sentimento doce como algodão doce. Mas ao mesmo tempo, amar pode machucar. Não ter medo de ser amado, dar amor sem pretensão de recebê-lo de volta é uma virtude.

Ainda citando Eugenio, amorosidade não é amor, é um hábito de quem é capaz de amar.

A capacidade de Amar sem pretensão alguma é algo que assim como o Autoconhecimento, precisa ser reaprendida em nossa sociedade. O amor se tornou base de troca, quando na verdade, deveria ser um hábito de todo ser humano, como respirar ou beber água.

Praticar o estado de amorosidade em todas as relações leva o ser humano para uma conclusão transpessoal, somos todos Um, filhos de um mesmo Pai Céu e Mãe Terra, conectados pelo fio invisível da vida.



DIÁLOGO

O diálogo também é um grande aliado na expansão da consciência. Ao se colocar diante de outro ser e praticar a escuta sem julgamento, é possível acessar e navegar por outros mundos, outros pontos de vista, sem necessariamente ter que mudar o seu ponto de vista.

O diálogo sem julgamento é uma atitude que permite timidamente olhar pela lente do outro,



PRESENÇA NO AQUI E AGORA

Estar presente no aqui e agora pode soar como mais um título de best seller na Amazon, mas não é. Existe um motivo para cada vez mais as pessoas se voltarem para si, por meio do autoconhecimento e da prática de presença.

O excesso de estímulos externos vem causando uma verdadeira tormenta interna que por vezes pode ser só o início de algo maior como uma síndrome do pensamento acelerado, Burn out, depressão ou ansiedade.

Estar presente no momento que se vive é a melhor saída para quem quer escapar de ser vítima das próprias atitudes. Ao tomar consciência da origem e conteúdo dos pensamentos, sentimentos e emoções, é possível criar formas de se desvencilhar das armadilhas criadas pelo próprio ego.

A falta de tempo é uma das desculpas mais usadas quando falamos em técnicas meditativas. Embora sejam muitos os desafios para se manter presente, não é preciso muito, além de vontade e disciplina.

Não é preciso ir longe para praticar a presença, muito menos equipamentos sofisticados. A presença pode ser praticada pelo simples ato de respirar com consciência. Trazer a atenção para o ato de inspirar e expirar, com calma, percebendo os pensamentos e emoções que passeiam pela mente, é a prática mais simples que temos ao alcance.

Existem diversas maneiras de praticar a presença. A meditação é uma das mais conhecidas e tem se tornado uma das mais difundidas na atualidade. Por meio de suas variadas técnicas é possível “trabalhar”a mente para estar no momento presente, não fugindo para o passado ou correndo para o futuro.



EMPATIA

Muito se fala sobre Empatia, mas afinal, o que é e como colocá-la em prática nas relações?

Empatia é definida como a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende, etc.

Ser empático requer saberes além de se colocar no lugar do outro.

Para ser empático é preciso se lançar na jornada do autoconhecimento para se despir das próprias emoções, crenças e expectativas com relação ao outro.

É necessário aprender que ninguém é perfeito e acima de tudo, cada uma das pessoas do mundo tem uma forma de agir, sentir e perceber a realidade de um jeito diferente. E não é porque o jeito do outro é diferente do seu, que é errado. É apenas uma forma diferente da sua.

Um verdadeiro empata consegue ler “no ar” coisas que os outros não percebem com facilidade, além de conseguir “se colocar” no lugar do outro, mesmo sem ter sentimento de companheirismo pela pessoa.



GRATIDÃO

Somente o verdadeiro sentimento de gratidão poderá atrair abundância em todos os sentidos. Por isso, para que o ser humano possa conquistar bem-estar físico, emocional, mental e espiritual, é indispensável seguir a atitude de agradecer.

Em um mundo repleto de polaridades praticar a Gratidão pode ser desafiador.

Muitas vezes, olhamos para aquilo que nos falta. Em nossas orações, pedimos inúmeras coisas, mas esquecemos de agradecer o que já temos.

A regra é muito simples: Recebemos aquilo que emanamos.

Logo, se emanamos mesquinhez, atrairemos a miséria.

Se emanamos gratidão, atrairemos bênçãos.

Ao adotar uma postura de gentileza e gratidão para com a vida, recebemos em troca situações e pessoas na mesma sintonia que a nossa vibração, semelhante atrai semelhante.


A jornada para expansão da consciência pode ser trilhada de forma solitária ou com o apoio de um terapeuta.


Sobre mim


Letícia Lima Terapia Holística
Letícia Lima Terapia Holística

Eu sou Letícia Lima, terapeuta holística e uma eterna aprendiz.

Apaixonada pela vida em todas as suas formas e faço do despertar um propósito de vida.



Comentários


bottom of page